Ao lermos o nome do restaurante, conseguimos ter aquela sensação gostosa de estarmos novamente na casa da nossa avó. Quando falamos de fogão a lenha é possível lembrar de comidas feitas com calma em panelas de barro, colheres de pau e muito sabor, e essa nostalgia vai chegar em você com o nosso novo caminho e inovação.


A história do Fogão a Lenha começa em 1996 com a paixão pela cozinha de uma mãe e a necessidade de trabalhar para sustentar as duas filhas. No início, o restaurante contava com apenas seis mesas, um fogão, seis panelas e a coragem de Selma Martins Pio, que começou a preparar os pratos com a ajuda da família e de uma cozinheira somente, contando apenas com 1 kg de arroz, 500 gramas de feijão, 1 kg de carne e alguns tomates.

Um dia, enquanto limpava a frente do restaurante, um engenheiro perguntou sobre marmitex, pois havia fechado uma obra nas proximidades e precisava de um pacote de refeições completo com café da manhã, almoço e jantar para oferecer aos trabalhadores. Na época ainda não ofereciam o serviço, mas aceitaram o desafio e tiveram quatro dias para estruturar, comprar insumos e preparar 60 refeições diariamente, que passaram a ser entregues com o veículo da família, uma Brasília que tinham na garagem. Pouco tempo depois, alguns trabalhadores que vendiam listas telefônicas, chegaram ao restaurante perguntando se além de almoçar, poderiam permanecer no local após as 14h, para realizar reuniões diárias. Aproximadamente as 20 pessoas que se reuniam no local, lotavam a casa, com isso o restaurante passou a ser notado e logo o volume de clientes foi aumentando. A proposta de oferecer comida caseira de qualidade deu certo e a marca começou a crescer. Em 1998, mudou-se para um local maior e com mais estrutura para receber os clientes com mais conforto. Com isso, mais de 20 empresas passaram a ser atendidas. Assim, o restaurante se tornou referência na cidade, unindo refeição de qualidade por um preço justo. Em 2001 foi inaugurada a primeira filial em Americana, no Jardim São Domingos, e em 2013 expandiu para região e chegou à cidade de Sumaré.

A partir de 01 de setembro, a quarta unidade da rede abre as portas no Centro da cidade de Americana – o Fogão a Lenha Gourmet, trazendo a combinação perfeita do sabor da comida caseira com a modernidade e ambiente acolhedor que todos procuram para almoços do dia a dia.

Hoje são oferecidas mais de 2.000 refeições diárias para mais de 50 empresas da região, com cardápios completos de café da manhã, almoço, jantar e ceia, além de 400 lugares nas quatro unidades do restaurante.

Desde pequena, Bruna Chacur brincava entre os corredores do restaurante, seu amor pela cozinha foi herdado de sua mãe, Selma Martins Pio. Escolheu cursar gastronomia para seguir o sonho de ser chef e hoje, ao lado de sua família, é responsável pelo sucesso e engrandecimento do Fogão a Lenha. Sendo sócia proprietária, a nova conquista da marca será comandada pela chef Bruna. Servido na opção self-service, o Buffet oferece mais de 20 tipos de saladas e mais de 25 pratos quentes, entre os mesmos listamos o ceviche, salmão assado, filé mignon com molhos diversos e parmegiana como os destaques do Fogão a Lenha Gourmet.


Em uma agradável rua do centro de Americana, a Chef Bruna Chacur recebe seus clientes na nova unidade do “Fogão a Lenha Gourmet”, que traz a combinação perfeita do sabor da comida caseira com a modernidade e ambiente acolhedor que todos procuram para almoços do dia a dia. O ambiente é aconchegante, leve e possui uma decoração moderna. Com ótima localização, o salão possui 328 m² e capacidade para acomodar 100 pessoas. Para oferecer o melhor atendimento para os clientes, 10 funcionários foram treinados e capacitados. Comandada pela proprietária e chef de cozinha Bruna Chacur, a cozinha é um diferencial a parte. Servido na opção self-service, o buffet possui mais de 20 tipos de saladas e mais de 25 pratos quentes que agradam aos paladares mais exigentes. Entre os destaques e favoritos dos clientes estão o ceviche, salmão assado, filé mignon com molhos diversos e parmegiana. Para Bruna abrir o novo restaurante em plena comemoração de 20 anos de atividades, torna o momento ainda mais especial. “É um orgulho muito grande, depois de 20 anos de muito trabalho e luta podermos inaugurar uma casa tão linda e moderna. Durante nossa trajetória aprendemos que com muita dedicação e amor pelo que fazemos, as coisas dão certo. Não foi fácil, mas hoje, olhando para trás, vemos que tudo valeu a pena”, explica.